Mais de um terço de todos os cânceres poderiam ser prevenidos por mudanças na dieta e exercícios. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir seu risco é perder o excesso de peso – e uma das melhores maneiras de perder peso é através de uma dieta rica em fibras, incluindo muitas frutas e vegetais.
Mas essa não é a razão pela qual o Instituto Nacional do Câncer recentemente aprovou a orientação dietética: “Dietas ricas em frutas e vegetais podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer e outras doenças crônicas”. Esses alimentos são repletos de antioxidantes e outros compostos que protegem seu organismo. DNA e combater os danos dos radicais livres.
Como essas substâncias funcionam sinergicamente, é melhor comer uma variedade de frutas e verduras ao invés de confiar em uma bala mágica ou chá milagroso para combater o câncer. Dito isto, estudos recentes revelaram benefícios específicos nos seguintes alimentos que recomendariam torná-los parte de qualquer dieta saudável.
10 alimentos para ajudar a combater o câncer
Tomate
O licopeno, também encontrado na melancia e toranja rosa, tem sido associado ao menor risco de câncer de próstata, ovário e colo do útero. Ele também tem como alvo o radical livre que está implicado nos cânceres de pulmão e digestivo.
Brocólis
Uma garfada desencadeia uma cascata de atividade antioxidante que dura dias.
Bagas
Mirtilos, cranberries, cerejas, framboesas, morangos, uvas - todos ricos em antocianinas que reparam e protegem o DNA.
Soja
Isoflavonas como a genisteína podem ajudar a prevenir e tratar o câncer de próstata e podem reduzir o risco de câncer de mama
Chá
Tanto o preto quanto o verde contêm compostos poderosos demonstrados em inúmeros estudos para diminuir o risco de vários tipos de câncer.
Abóbora
Esta super-comida não conhecida é uma fonte super rica de beta-caroteno e alfa-caroteno, dois carotenóides que combatem o câncer de pulmão e ovário.
Espinafre
O favorito de Popeye pode ajudar a evitar cânceres de fígado, ovários, cólon e próstata. O antioxidante ativo luteína também é encontrado em couve e outras folhas verdes.
Alho
Allium veggies (que também incluem cebolas e cebolinha) trabalham para obter sistemas de defesa antioxidante do seu próprio corpo em marcha. Este processo fornece benefícios protetores contra câncer de estômago, esôfago e mama.
Abacaxi
A enzima bromelaína pode inibir o crescimento de células malignas no câncer de pulmão e de mama, enquanto os compostos fenólicos também fornecem um benefício protetor.
Maçã
Pode um dia ajudar a manter o câncer na baía? Estudos mostram quercetina pode reduzir o risco de câncer de pulmão e impedir o crescimento de células de câncer de próstata. Outros antioxidantes junto com a pectina ajudam a interromper a replicação de células do câncer de cólon e fígado.